HIPERTEXTO: NOVO ESPAÇO DE LEITURA E ESCRITA

 

Jaqueline de Moraes FIORELLI (doutoranda ECA-USP)

 

 

Abstract: This work intends to verify the learning changes connected to hypertext reading and the role played by links. Thus reading/writing teaching is re-evaluated to the light of these new developments, once hypertext may promote a new kind of learning that is dynamic and autonomic, leading to a course organization redirecting.

 

KEYWORDS: hypertext; information; reading; writing; teaching

 

 

0. Introdução

 

                A revolução tecnológica que ocorre no atual contexto provoca uma integração, uma nova lógica comunicacional, um novo modo de organização de conhecimentos, cuja metáfora é a rede que se virtualiza sob a forma de hipertextos. Assim, consideramos importante um estudo aprofundado desse novo tipo de discurso para que tenhamos clareza acerca de que forma alinearidade e a abertura a múltiplas conexões vão interferir no modo como o indivíduo constrói o conhecimento. Nesse sentido, destacamos o uso dos hipertextos, de modo especial, no contexto educacional, buscando avaliar, ainda que provisoriamente, quais as interferências que já são sentidas no processo ensino/aprendizagem.

 

1. Perspectiva Teórica

 

Ao se aprofundar o estudo do hipertexto, é lícito retomar Vannevar Bush e seu famoso artigo “As We May Think”. Nesse trabalho, Bush apresentou a idéia da mente enquanto rede de associações e propunha um dispositivo de indexação para a organização de informações, denominado por ele como Memex. Esse artigo tornou-se fundamental para a concepção desse considerado novo tipo de discurso.

                Porém, Bush não foi o primeiro a conceber um sistema organizacional de informação, visto que, em 1934, Paul Otlet, preocupado com o fato de que a informação disponibilizada não se apresentava organizada para o usuário, junto a seus colaboradores, como La Fontaine, entre outros, propôs a Universal Decimal Classification (UDC), que muitos vislumbram como embrião de uma escrita universal, que apresentaria, de fato, uma visão hipertextual de organização de informação.

            Se hoje, dado o grande fluxo de informações, temos  dispositivos eletrônicos que auxiliam no estoque e disponibilização da informação e não conseguimos conceber um sistema de organização que não aquele virtual, ao mesmo tempo, de modo paradoxal, fazem-se presentes algumas questões com que Otlet e seus colaboradores se detiveram. Ou seja, como transformar esse grande fluxo de informação em conhecimento real e até em que medida todo esse sistema está realmente colaborando para que a sociedade faça bom uso da informação disponibilizada.

                Para muitos estudiosos, hoje a troca de informações/saberes se dá num novo espaço, o ciberespaço, ampliando quantitativa e qualitativamente o campo de conhecimento. Segundo Trivinho (1999:180), o ciberespaço é toda estrutura transnacional de comunicação interativa. O autor ainda acrescenta que esse novo espaço redimensiona o tradicional esquema de comunicação, já que, como em nenhum outro meio, a comutabilidade entre os agentes é condição sine qua non, o que suscita uma revisão de toda a Teoria da Comunicação, pois, segundo Trivinho (1999:187), o ciberespaço está além das potencialidades convencionais dessa teoria, na medida em que transborda aspectos dificilmente assimiláveis por ela.

                Essa revisão do esquema de comunicação suscita um redimensionamento em muitos campos de atuação, especialmente o educacional, pois, se um novo receptor está surgindo, é preciso que a Escola faça uma reflexão a respeito de como vai trabalhar com ele e como vai ajudá-lo a lidar com o conhecimento.

                Assim, numa sociedade que tem como paradigma a metáfora de conhecimento a rede, virtualizada em hipertextos, emerge, portanto, a figura de um sujeito que, aberto a múltiplas conexões, num contexto em freqüente transição, busca-se ligar aos demais. Cada um, de fato, constitui um “nó”, participante de um grande hipertexto, que é a própria humanidade. Estamos, a todo momento, sendo convidados a fazer parte dessa navegação, a contestar as verdades absolutas, a reinventar idéias e divulgá-las.

                Contudo, ainda que estejamos já imersos num contexto de grandes mudanças, as discussões acerca de como as novas tecnologias estão redimensionando a relação homem/conhecimento pouco mobilizaram o contexto escolar. De fato, mesmo se o mundo hoje se configura em redes múltiplas e conectadas, o conhecimento na sala de aula ainda é linear, hierarquizado e centrado.

                Num ambiente hipertextual, o conhecimento se constrói não de forma linear, mas as múltiplas possibilidades de conexão entre os nós, a ausência de um percurso fixo e a abertura a transformações ressignificam a concepção acerca da leitura/escrita, bem como se cria uma nova maneira de articular idéias.

                O hipertexto, na realidade, rompe com aquela estrutura tradicional do texto de começo, meio e fim. Essa ausência de um esquema fixo de leitura parece conduzir o leitor a uma desordem, comprometendo, talvez, a sua compreensão do que está sendo lido. Muitas pesquisas recentes estão se centrando no fato de que a navegação em um hipertexto pode representar uma real dificuldade para aqueles que não estão habituados a um tipo de texto sem um centro definido, que subverte constantemente as noções de começo, meio e fim. Sem dúvida, como afirma Johnson-Eilola (1994), sem objetivos bem concretos e definidos, o leitor de um hipertexto tende a se perder durante a leitura ou até mesmo desistir dela.

                Segundo Johnson-Eilola, a diferença central entre o hipertexto e o texto linear consiste justamente no fato de que os leitores de um hipertexto têm um maior grau de liberdade ao escolher os caminhos por onde quer navegar, o que permite um maior número de opções. Nesse sentido, ao utilizar hipertextos, acrescenta o autor, as pessoas não são somente leitores ou escritores, mas esses usuários assumem os dois papéis.. Nesse sentido, até mesmo a noção de autoria deve ser revisitada.

                Said (apud Furtado, 1995:172) escreve que a decisão por onde começar a leitura de um hipertexto é o primeiro passo na produção intencional de sentidos. Sendo assim, como não há limites rígidos em um hipertexto, este requer um leitor atento que, com um conhecimento prévio suficiente sobre o tópico abordado no hipertexto que irá navegar, saiba fazer as escolhas adequadas.

                Um hipertexto também rompe com a idéia de texto enquanto obra fechada, completa, absoluta. Furtado (1995:172) assevera que, na realidade, ao ligar um bloco de texto com múltiplos outros, o hipertexto destrói não só o isolamento físico do texto, como também as atitudes originadas por esse isolamento.

                Bolter (2001:35) observa que as conexões de um hipertexto constituem caminhos de sentido tanto para o leitor quanto para o autor. Porém, essas relações de sentidos vão estar vinculadas às escolhas feitas pelo leitor para chegar a determinado tópico. Isso significa dizer que os sentidos que podem ser construídos em um hipertexto são em maior número que aqueles obtidos a partir da leitura de um texto linear.

                Assim, continua Bolter, dado que o hipertexto não apresenta uma ordem canônica, invariavelmente haverá uma mudança entre o leitor e o texto. Se, muitas vezes, os textos considerados “tradicionais” são revestidos de uma certa autoridade (e, às vezes, autoritarismo) que impele o leitor a fazer a leitura prevista pelo autor, isso tende a ser significativamente menor em hipertextos.

                Smith (1994) acredita que uma característica básica dos hipertextos, considerada por ela como sua característica essencial, seriam os nós de informação e seus links (interconectores). Marcuschi (2001) aponta como interessante essa visão da autora, visto que, para ela, mais do que a alinearidade e o descentramento, os hipertextos se caracterizam por apresentar as unidades de informação e os links. Nesse sentido, somos por Smith levados a refletir acerca de quais são as motivações que levam os autores de hipertextos a criar os nós e seus links.

                Verificar o que está por trás da seleção de links é, no dizer de Charney (1994:241), assumir o fato de que os escritores de hipertextos podem prever as necessidades de seus leitores de tal forma a criar um determinado conjunto de caminhos, permitindo que o leitor possa acessá-los.

                Burbules (1998) também considera o link uma questão crucial nos hipertextos. Conforme aponta, ainda que todos os links sejam acionados da mesma forma e levem ao mesmo resultado, subjaz a cada um uma relação sêmica distinta. Isso o faz  concluir que há diferentes tipos de links que conduzem a diversos tipos de associações, que podem revelar a nossa familiaridade com o link selecionado em um determinado hipertexto ou mesmo a nossa tentativa de buscar saber por que o autor daquele hipertexto selecionou exatamente aquele determinado link. Desse modo, Burbules acredita que os links não estão simplesmente justapondo dois textos que mantêm entre si alguma relação, mas, mais do que isso, eles são reveladores das intenções de quem produziu o hipertexto.

                Bolter (2001:27), por sua vez, afirma que um link pode conduzir o leitor a um texto ainda maior, a uma página mais elaborada. Esse teórico do hipertexto, reiterando Burbules, também chama a atenção para o fato de que os links podem tornar a estrutura do site transparente ao serem apresentados, por exemplo, como o menu que serve de guia para o leitor da página da WEB. Bolter também compara os links com as notas de rodapé que fornecem informação adicional ou documentam o que está na página.

                Alguns links, de acordo com Bolter, são circulares e o leitor não necessariamente volta à página inicial, enquanto que outros são chamados pelo autor como associativos, visto que podem conduzir o leitor a outras páginas da WEB que, de alguma forma, estabelecem uma relação com a anterior. Ele reafirma as considerações de Burbules ao asseverar que os links constituem a retórica do hipertexto (p.29).

                Snyder (1998) reitera a noção de que, em hipertextos, escritores e leitores alternam seus papéis e também a visão de que os hipertextos vão, de algum modo, redimensionar o modo como lemos e escrevemos, da mesma forma que nos faz questionar a maneira como trabalhamos com o ensino da escrita e da leitura e, de modo geral, com o ensino como um todo. Nesse sentido, ela procura discorrer acerca da presença de hipertextos no contexto escolar.

                A utilização de hipertextos na escola, de acordo com Snyder (p.128), tem provocado controvérsias. Para muitos, o fato de o hipertexto apresentar múltiplas vozes e interpretações permite que haja uma melhor comunicação entre as pessoas, além de provocar uma democratização de saberes e promover uma ruptura entre as disciplinas; para outros, o hipertexto ainda encontra em seus primórdios, ainda que tenda a revolucionar o desenvolvimento intelectual, assim como aconteceu com a invenção da escrita.

                Do nosso ponto de vista, concordamos com as duas visões, visto que, ainda que seja novo como tecnologia, o hipertexto já provoca sensíveis mudanças quanto ao modo de construir e processar a informação. Mesmo assim, a autora revela que muitas críticas apontam para um fetichismo diante de uma novidade, além de alegar que a hipertextualidade pode gerar confusão e sobrecarga cognitiva.

                Essas discussões devem ser tomadas como uma conseqüência natural. Assim como as mais variadas reações ocorreram a partir do surgimento da imprensa, o mesmo ocorre diante dessa nova tecnologia intelectual. O que não pode ocorrer é a Escola ficar à margem de tudo isso, sem avaliar de que forma essa nova tecnologia interfere em sua dinâmica.

                Embora não faça eco a visões por demais otimistas, Snyder aponta o fato de que, para muitos teóricos do hipertexto, como Bolter e Landow, é possível encontrar nos hipertextos características significativas da pós-modernidade. Por outro lado, para Snyder, o hipertexto não deve ser visto apenas como um representativo das teorias pós-modernas, mas ela enfatiza o potencial que o hipertexto apresenta para o contexto educacional.

                Considerando a grande contribuição que pode advir para o processo de ensino/aprendizagem a partir da utilização de hipertextos, Snyder (p.135) assevera que os aspectos advindos do uso de hipertextos incluem a promoção de uma aprendizagem mais ativa e independente, mudanças quanto ao modo de ensinar e quanto à organização curricular, assim como desafios quanto nossos conceitos sobre ensino.

                Para Snyder, o hipertexto é, ao mesmo tempo, um instrumento de ensino e aprendizagem. Porém, isso requer que os envolvidos no contexto escolar estejam preparados para lidar com a autonomia diante do saber que o hipertexto suscita. Assim, é preciso formar mestres que saibam ser eles mesmos co-autores dos textos que lêem para que possam ensinar seus alunos a sê-lo também.

                Assim, desse modo, cremos que, o hipertexto, ao invés de facilitar a função do professor na sala de aula, vai exigir dele um papel muito mais ativo como colaborador no processo de aprendizagem. Snyder considera que uma sala de aula que utiliza o hipertexto pode mudar o papel assumido pelo professor que deve formar alunos críticos, detentores de estratégias cognitivas que lhes permitam, retomando Burbules, inferir as intenções presentes nos links, para que possam fazer as conexões adequadas entre os nós de informação.

 

2. Conclusão

 

                Assim, em resposta a essa nova ordem, o hipertexto suscita uma nova perspectiva quanto à leitura e escrita, sendo detonador de uma discussão ainda mais ampla. Se o hipertexto é considerado como metáfora para o conhecimento em rede, deve ser estudado não só do ponto de vista lingüístico, mas outros ramos do saber deverão estar enriquecendo os olhares que se debruçam sob esse novo tipo de discurso.

                Acreditamos que, num futuro ainda não previsto, os currículos, refletindo o modo como se conectam esses novos agentes sociais, possam ser organizados em rede, a fim de que a escola realmente auxilie o indivíduo a superar os desafios que a pós-modernidade impõe. Os saberes, nessa nova concepção, deixarão de ser estanques, hierarquizados, fragmentados, mas passarão, de modo efetivo, num esforço comum entre as disciplinas, a serem construídos coletivamente.

 

RESUMO: Esta pesquisa busca verificar quais as mudanças decorrentes da leitura em hipertextos e o papel desempenhado pelos links. Assim, o ensino de leitura/escrita é reavaliado à luz desses novos encaminhamentos, visto que o hipertexto pode promover um novo tipo de aprendizagem, dinâmica e autônoma, suscitando um redirecionamento na organização curricular.

 

PALAVRAS-CHAVE: hipertexto; informação; leitura; escrita; ensino.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOLTER, J. D. Writing Space. Computers and the Remediation of Print. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates,2001.

BURBULES, N. C.. Rhetorics of the Web: hyperreading and critical literacy. In: SNYDER, I. (ed.). Literacy and Computers. N. Y.: Routledge, 1998.

CHARNEY, D. The Effect of Hypertext on Processes of Reading and Writing. In: C.L. SLEFE & S. HILLIGOSS (eds.). Literacy and Computers. New York: The Modern Language Association of America 1994.

FURTADO, J. F. O livro. Que perspectivas? In: Colóquio Educação e Sociedade – Metamorfoses da Cultura. Portugal: Calouste Gulbekian, 1995.

JOHNSON-EILOLA, J. Reading and Writing in Hypertext: Vertigo and Euphoria. In: C. L. SELFE & S. HILLIGOSS (eds.). Literacy and Computers. New York: The Modern Language Association of America 1994.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

_______. As Tecnologias da Inteligência. O Futuro do Pensamento na Era da Informática. SãoPaulo: Editora 34, 1993.

MARCUSCHI, L. A. Hipertextos: Definições e Visões. I Seminário sobre Hipertextos. Universidade Federal de Pernambuco, 2001.

MORIN, E. A cabeça bem-feita. Repensar a reforma. Reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

_________. Da necessidade de um pensamento complexo. In: Martins, Francisco Menezes & Silva, Juremir Machado (eds). Para Navegar no Século XXI. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS & Editora Salina, 1999.

RAMAL, A. C. Educação na Cibercultura. Hipertexto, Leitura, Escrita e Aprendizagem. Rio de Janeiro: Tese de Doutorado, PUC-Rio, fevereiro de 2001.

SANTOS, B. S. Um Discurso sobre as Ciências. Porto: Editora Afrontamento, 2001 (12a.ed.)

SELFE, C. L. & HILLIGOSS,S. (eds.). Literacy and Computers. The Complications of Teaching and Learnig  of Teaching with Technology. New York, The Modern Language Association of America, 1994

SILVA, M. Sala de Aula Interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

SMITH, C. F. Hypertextual Thinking. In: C.L. SELFE & S. HILLIGOSS (eds) Literacy and Computers. The Complications of Teaching and Learnig  of Teaching with Technology. New York, The Modern Language Association of America

SNYDER, I. Beyond the hype: reacessing hypertext. In: SNYDER, I. (ed.), Page to Screen. Taking LiteracyIinto the Electronic Era. London and New York, Routledge, 1998.

TRIVINHO, E. Epistemologia em ruínas: a implosão da Teoria da Comunicação na experiência do ciberespaço. In: Martins, F. M. & Silva, J. M. (eds). Para Navegar no Século XXI. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS & Editora Salina, 1999.