Modalidades de Participação

As modalidades de participação dos Seminários do GEL são:

 

1. Com apresentação de trabalho:

. Painel

. Comunicação Individual

. Simpósio

 

2. Sem apresentação de trabalho:

. Ouvinte

 

As duas modalidades (com e sem apresentação de trabalho) podem ser acompanhadas ou não de participação nos minicursos oferecidos pelo GEL, no dia da abertura do evento (ver lista de minicursos na aba de mesmo nome)

 

Seguem as normas para cada modalidade:

 

1. Com apresentação de trabalho:

 

. Painel

  1. A modalidade Painel destina-se exclusivamente à apresentação de trabalhos de alunos de graduação. Atenção: A modalidade não requer que o usuário se associe ao GEL, devendo pagar apenas a taxa de inscrição, mas exige o envio de comprovante de que se trata de aluno de graduação*.
  2. Os trabalhos apresentados nessa modalidade serão agrupados por área, devendo o autor permanecer junto ao seu painel durante a sessão de apresentação.
  3. Os paines devem ter as seguintes medidas: 100cm (altura) x 70cm (largura) com bastão e cordinha de acabamento.
  4. O painel deve conter:
    • título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), seguido(s) dos nomes da instituição e da agência de fomento (se houver);
    • no corpo do texto, pelo menos, objetivos, fundamentação teórica, metodologia do trabalho e referências bibliográficas.
  5. Tipo e tamanho de letra do painel ficam a critério do autor. Sugerimos, entretanto, que a fonte tenha, no mínimo, o tamanho 28.

Observações importantes:

 

* Para se inscrever no evento, com ou sem apresentação de trabalho, estudantes de GRADUAÇÃO devem comprovar o estatuto de estudante. O envio de arquivo com o documento comprobatório deve ser feito no ato da inscrição, diretamente no site. Os arquivos deverão ser digitalizados e enviados nos seguintes formatos: documento do Word (DOC ou DOCX), JPG, GIF e PDF. Serão aceitos os seguintes documentos: a) atestado de matrícula do ano vigente, emitido pela instituição de ensino; b) carteira de identificação de estudante emitida pela instituição de ensino com referência explícita a prazo de validade. Não serão aceitas carteirinhas de estudante que não sejam emitidas pela instituição de ensino; c) histórico escolar atualizado.

 

. Comunicação Individual

  1. A modalidade "comunicação individual" destina-se à apresentação de trabalhos individuais ou em co-autoria (um co-autor por trabalho). 
  2. As comunicações devem durar até 20 minutos e, no final da sessão, há 20 minutos para debate.

Observações importantes:

 

. Simpósio

1. A modalidade "simpósio" destina-se à apresentação de no mínimo 4 e no máximo 5 trabalhos – incluindo o trabalho do(a) coordenador(a) – de autores de pelo menos duas instituições diferentes. Em hipótese alguma são aceitas propostas de simpósios que não atendam a essas condições.

2. Para coordenar um simpósio, o(a) proponente deve ter título de Doutor(a). Os demais integrantes podem ser doutores(as), doutorandos(as), mestres ou mestrandos(as). 

3. Os trabalhos reunidos em simpósio devem compartilhar o mesmo quadro teórico-metodológico e/ou o mesmo objeto de estudo. 

4. Cada simpósio tem duração de 2 horas, distribuídas entre os participantes para apresentação e debate, a critério do coordenador.

O proponente deve solicitar aos seus integrantes/convidados que lhe enviem os seus resumos previamente à submissão da proposta de simpósio no site do GEL. A partir desses resumos individuais, o proponente deve elaborar o Resumo do Simpósio, explicitando a contribuição de cada trabalho e a articulação desses trabalhos para a discussão do tema. Esse é o resumo avaliado pela Comissão Científica do GEL.

Se a proposta do simpósio não for aprovada, os resumos de seus trabalhos individuais (inclusive o do proponente do simpósio) são encaminhados para avaliação na modalidade “Comunicação Oral”.

O resultado da avaliação é comunicado via e-mail e as cartas de aceite ficam disponíveis na área de cada usuário.

Cabe ao coordenador de simpósio:

1. Cadastrar o Resumo do Simpósio na Modalidade Simpósio, anotar a senha dada pelo sistemae enviá-la aos demais participantes, para que também submetam seus resumos no sistema. ISSO NÃO DEPENDE DO RESULTADO DE AVALIAÇÃO DO SIMPÓSIO. O COORDENADOR NÃO DEVE ESPERAR O RESULTADO PARA PASSAR A SENHA AOS DEMAIS COMPONENTES. Em caso de dúvida, ligar para a secretaria do GEL.

2. Aguardar a avaliação da proposta de simpósio e comunicar o resultado aos integrantes.

Observações importantes:

 – Cada participante (autor ou coautor) deve efetuar sua inscrição individualmente, com pagamento da anuidade e inscrição. Só recebe certificado aquele que efetivamente estiver presente no simpósio.

 – Os integrantes do simpósio não podem estar inscritos em outra modalidade (nem como autor, nem como coautor).

 – Em hipótese alguma, a Comissão Organizadora alterará dia e horário de simpósios estabelecidos na programação. 

 – Os trabalhos apresentados em simpósios podem ser submetidos posteriormente à revista Estudos Linguísticos, destinada à publicação de trabalhos apresentados em seminários do GEL.

 

2. Sem apresentação de trabalho:

  

. Ouvinte

  1. A modalidade ouvinte destina-se à participação no evento sem apresentação de trabalho.
  2. Para participação nessa modalidade, os interessados devem fazer a inscrição diretamente no site do GEL ou no primeiro dia do evento.