Homenagens: ao presidente emérito prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho e membros das 25 diretorias do GEL

©Rômulo Borim

Da direita à esquerda, à frente: Karin Adriane H. Pobbe Ramos, Maria Irma H. Coudry, Edson Rosa, Roberto Camacho, Erotilde Pezatti, Sírio Possenti, Ataliba T. de Castilho, José Luiz Fiorin, Maria Cristina F. S. Altman, Izidoro Blikstein. Da direita à esquerda, atrás: Suzi M. S. Cavalari, Marize D’Áglio-Hattnher, Olga Coelho, Raquel Fiad, Luciani Tenani, Rosane Berlink, Claudia Zavaglia, Sandra D. Gasparini-Bastos, Anna Flora Brunelli, Sebastião Carlos Leite Gonçalves e Fabiana Komesu. Fonte: Arquivo do GEL. Foto: Rômulo Borim (UNESP) Lírios brancos entregues aos membros das diretorias do GEL presentes na sessão de homenagens durante o 67º Seminário do GEL: símbolo …

Continue Reading

Abertura do 67º Seminário do GEL: marcas no tempo e espaço

Hoje (16 de julho de 2019), na abertura dos trabalhos do 67º seminário do GEL, comemoramos um marco na história da ciência paulista e brasileira. Nesta ocasião, rememoramos fatos e atuações relevantes de pesquisadores junto à associação, mas, principalmente, projetamos possibilidades de caminhos a serem trilhados frente às tensões teórico-metodológicas próprias do campo da Linguística e Linguística Aplicada, mas, especialmente, frente aos desafios político-econômicos característicos das primeiras décadas deste século XXI.

Quanto ao futuro da associação, vários ex-presidentes teceram propostas relevantes e desafiadoras. Todas elas estão disponíveis on line no site comemorativo dos 50 anos do GEL. E sobre o futuro próximo, a assembleia de amanhã, 17 de julho, terá toda a soberania para definir os passos a serem seguidos pelas diretorias que nos sucederem.

Quanto aos desafios do presente, a diretoria planejou enfrentá-los por meio de uma programação que visa, por exemplo, proporcionar o diálogo entre os francamente interessados em chamar à responsabilidade os estudiosos da linguagem de modo a fomentar a reflexão sobre formas pelas quais posições político-ideológicas são construídas e veiculadas na sociedade contemporânea, seja afetando negativamente o bem-estar social, seja ampliando nossos horizontes sobre linguagem que promovem, por exemplo, novas tecnologias e maior acesso à educação.

E para celebrar o jubileu de ouro do GEL, a diretoria retomou, com a assessoria do CEDOCH-USP, sob coordenação da Profa. Dra. Olga Coelho (CEDOCH-DL-USP), os passos trilhados pelos associados. Nesses passos e nos espaços por onde se encontram traços do GEL, se teceu uma malha de relações interinstitucionais e pessoais. Essa malha é feita de linhas simbólicas que nos unem, como a que foi impressa no Caderno Comemorativo dos 50 Anos, que será entregue a cada participante deste seminário.

Agradeço a cada membro das diretorias precedentes por terem contribuído para essa história.

E, agora, no vídeo que produzimos, podemos visualizar essa malha pelo território paulista ao longo do tempo, assistindo ao vídeo “Rastros do GEL”.

Luciani Tenani
Presidente do GEL (biênio 2017-2019)

Continue Reading

50 coisas para saber sobre o GEL

O GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo) está comemorando o seu cinquentenário! O que você sabe sobre ele? Como você acha que ele pode ser aprimorado para responder a desafios do mundo atual? Para relembrar o que já foi feito pelas centenas de linguistas que já passaram pelo GEL, foram consultados arquivos, revisões históricas e depoimentos disponíveis. Para inspirar novos planos e caminhos, foram ouvidas propostas dos presidentes do GEL. Esses e outros dados estão reunidos neste site 50 anos do GEL.Mas aqui você pode conferir uma síntese de 50 informações históricas, várias curiosidades e belas …

Continue Reading

Diretoria 1969-1971

Presidente: Ataliba Teixeira de Castilho (FFCL-Marília*) Secretário: Cidmar Teodoro Pais (USP) Tesoureiro: Francisco da Silva Borba (FFCL-Araraquara*) *Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL): faculdades afiliadas à Coordenadoria de Ensino Superior do Estado de São Paulo (CESESP), que deu origem à UNESP em 1975. Leia a entrevista feita com o presidente da diretoria!

Continue Reading

Diretoria 1971-1973

Presidente: Izidoro Blikstein (USP) Secretário: Ignácio Assis da Silva (FFCL-Araraquara*) Tesoureiro: Edward Lopes (FFCL-Assis*) *Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL): faculdades afiliadas à Coordenadoria de Ensino Superior do Estado de São Paulo (CESESP), que deram origem à UNESP em 1975.   Leia a entrevista concedida pelo presidente da diretoria!

Continue Reading

Diretoria 1973-1975

Presidente: João de Almeida (FFCL-Assis*) Vice-Presidente: Rafael E. Hoyos-Andrade (FFCL-Assis*) Secretário: José Amaral de Almeida Prado (FFCL-Marília*) Tesoureiro: João Alves Pereira Penha (FFCL-Franca*) *Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL): faculdades afiliadas à Coordenadoria de Ensino Superior do Estado de São Paulo (CESESP), que deu origem à UNESP em 1975. Leia a entrevista concedida pelo presidente da diretoria!

Continue Reading