logo

Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: A neologia sintagmática na terminologia da área de Educação do Campo: configurações e consequências semântico-pragmáticas
Autor(es): FERNANDA MELLO DEMAI. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 21/10/2019
Palavra-chave
Resumo Educação do Campo (EC) é a expressão atribuída aos conceitos referentes ao ensino, à aprendizagem e à Educação nas regiões rurais. Esses conceitos abrangem os princípios, a metodologia, os fins e ideais da área, bem como a organização da estrutura de ensino. O intuito deste trabalho é apresentar uma análise da conceptualização e do engendramento de termos da EC, com foco em sua configuração morfossintática e semântico-pragmática.Utilizaremos corpus de análise neológico, organizado para nossa tese de doutorado (em andamento), constituído por 700 termos e que abrange a produção textual da EC dos últimos 10 anos. Para o levantamento, a análise e a sistematização dos termos, seguimos os modelos da Lexicologia e da Terminologia (vertente da Socioterminologia), com o auxílio de ferramentas informatizadas. O tipo de neologismo que mais ocorre em nosso corpus é o do tipo sintagmático, ou seja: a organização inédita no eixo horizontal, ou sintagmático, com a utilização de elementos já existentes no eixo paradigmático da língua. O que é novo é a composição, a combinatória dos elementos. Consequentemente, essa reorganização no eixo sintagmático acarreta mudanças de ordem semântico-pragmática, como o surgimento de novos significados, que podem ser metafóricos, metonímicos, polissêmicos, sinonímicos, antonímicos em relação a formas já cristalizadas, entre outros.Utilizaremos noções de atualização textual-discursiva das unidades lexicais pertencentes ao sistema da língua, o qual, por natureza, é polissêmico e multitarefa, enquanto que as atualizações textuais, bem como as normas discursivas, selecionam significados e funções para os itens lexicais, os quais adquirem, então, estatuto de unidade aplicada à comunicação sociocultural, contextualizada. Proporemos uma tipologia de composições sintagmáticas e das relações semânticas subjacentes (metáforas, metonímias, sinonímia, quase-sinonímia e antonímia). O exemplo primordial de nosso corpus é o próprio arquiconceito e arquitermo Educação do Campo, neologismo caracterizado por composição sintagmática, formada por um elemento determinado ou genérico, “Educação”, juntamente com seu especificador, o determinante “do campo”, configurando a estrutura substantivo + preposição + substantivo, a mais frequente e recorrente nos termos analisados. Esse termo Educação do Campo acarreta o surgimento de novo significado em nossa língua e em nossa cultura, significado este que também envolve configurações metonímicas (relação entre local e habitantes do local – o campo) e também sinonímicas e antonímicas (Educação Rural; Educação no Campo; Educação Diferente), as quais apenas podem ser apreendidas na análise do textos e do discurso da área.