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Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: TELETANDEM E CULTURA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LE EM QUESTÃO
Autor(es): Maisa de Alcntara Zakir, Rozana Aparecida Lopes Messias. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 14/10/2019
Palavra-chave Formao inicial,Teletandem,Ensino de lnguas e cultura
Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa em andamento em um contexto de formação inicial de professores de línguas estrangeiras. Desde 2006, quando teve início o projeto Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para Todos, os alunos de Letras de uma universidade pública do estado de São Paulo têm tido contato com alunos universitários estrangeiros por meio de interações síncronas via Skype com webcam. Atualmente, no novo formato do projeto (TELLES, 2011), as parcerias com as universidades estrangeiras foram ampliadas e institucionalizadas e as interações acontecem com grupos de alunos realizando as interações com seus respectivos pares simultaneamente. A institucionalização das parcerias de teletandem possibilitou que fossem realizadas sessões de mediação após as interações entre os alunos. Professores de línguas estrangeiras e de Prática de Ensino, bem como pesquisadores do projeto Teletandem atuam como mediadores nessas sessões, as quais visam a promover uma reflexão entre os participantes acerca das dimensões linguística e cultural das interações. Tendo em vista que o contexto no qual as sessões de mediação ocorrem é constituído, em sua maioria, de alunos de Letras, evidenciou-se uma necessidade de discutir o impacto dessas interações na formação docente, especificamente, na prática de ensino dos licenciandos. Desse modo, os dados desta pesquisa são constituídos de histórias narradas pelos graduandos brasileiros nas sessões de mediação acerca de suas experiências de teletandem. Tais narrativas foram coletadas nos anos de 2012 e 2013 com dois grupos de interagentes brasileiros em parceira com alunos de duas universidades, uma da América do Norte e outra da América Central. Com base na metodologia da Pesquisa Narrativa (CLANDININ & CONNELLY, 1996), analisamos as experiências narradas pelos alunos de Letras, com o propósito de investigar o impacto da prática de teletandem para sua formação de professor de Português como língua estrangeira, no que se refere especificamente a estratégias de ensino e aprendizagem de língua e à capacidade de se relacionar com pessoas de nacionalidades e culturas diferentes. Este estudo de natureza qualitativa aponta, portanto, para a observação de histórias da prática docente que emergem nesse contexto de mediação com foco nas interações de teletandem. Os dados coletados até o momento têm mostrado significativo avanço no processo reflexivo sobre questões culturais e estruturais recorrentes no processo dialógico construído nas sessões de teletandem, quando dois interagentes de culturas e línguas diferentes são postos frente a frente para uma interação.