logo

Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: Clickdoscolegas - Uma experiência com multiletramento.
Autor(es): MAURILIO DE CARVALHO. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 21/10/2019
Palavra-chave
Resumo Levando-se em consideração a formação dos professores em relação ao uso e apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto do ensino-aprendizagem de línguas/linguagens (BARRETO, 2002) este trabalho, que é parte integrante da dissertação de mestrado “Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa – Implicações na formação do professor” (CARVALHO, 2012), visou propor uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), com estratégias de leitura de gêneros (SOLÉ, 1998), para trabalhar o multiletramento (ROJO, 2009) e algumas habilidades de leitura de acordo com a Matriz de Referência de Língua Portuguesa - Saeb / Prova Brasil – 9.º ano (8ª Série) do Ensino Fundamental (BRASIL, 2010), por meio da criação e utilização de um blog. Esta sequência didática para criação de um blog foi aplicada em uma turma de 9.° ano do ensino fundamental. O próprio nome do blog, clickdoscolegas, é fruto de escolha feita pelos alunos no início das atividades com a sequência didática. Este uso, se bem direcionado, favorece inclusive o trabalho com os diversos gêneros discursivos, possibilitando o contato com um universo textual amplo (KLEIMAN, 1997). O uso das TIC também se mostrou um fator mobilizador de atenção e interesse dos alunos, porém, para que isso ocorra de uma maneira efetiva, constatou-se a necessidade imprescindível da correta aplicação da metodologia CSCL – Aprendizagem Colaborativa Mediada por Computador (KOSCHMANN; STAHL; SUTHERS, 2006). Pode-se dizer também que o trabalho com o blog foi uma oportunidade dos alunos entenderem como se pode fazer um uso um pouco mais proficiente das TIC com fins de aprendizagem. Que não se deve ter tecnologia apenas como fetiche para se afirmar frente ao outro (VERASZTO, 2008), mas que as TIC, quando bem utilizadas, podem favorecer o trabalho com os pilares da educação, sobretudo o “aprender a conhecer” (DELORS, 1999), favorecendo o trabalho com leitura e práticas de multiletramento.