logo

Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: Inglês global e as reais necessidades dos alunos de inglês como língua estrangeira em um contexto empresarial
Autor(es): ISABEL SOUTO OTTONI DE ANDRADE. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 21/10/2019
Palavra-chave Ingls global,anlise de necessidades,ensino-aprendizagem de lngua inglesa
Resumo Este projeto tem como objetivo identificar as reais necessidades de alunos de inglês como língua estrangeira em sua rotina de trabalho em empresas, sob a perspectiva do inglês como idioma global. Significativas transformações no campo da tecnologia, comunicação e comportamento têm acontecido em decorrência da globalização. Inevitavelmente, a linguagem, instrumento de mediação principal neste contexto, tem sofrido mudanças também. A língua inglesa tem se firmado como o idioma que conecta este mundo totalmente interligado e transformou-se em uma língua franca, denominada inglês global por linguistas da atualidade, como Graddol (2011), Moita Lopes (2008) e Rajagopalan (2003). Portanto, há, hoje, inúmeras variações da língua inglesa por todo o mundo, dentre elas a língua inglesa de países que a usam como primeira língua, países que a usam como segunda língua e os demais que a usam como língua estrangeira. Assim, novas preocupações em relação ao ensino de língua inglesa como língua estrangeira surgiram, como qual a variação de inglês a ser ensinada, como fica o ensino do inglês padrão diante de todas essas variações e quais as reais necessidades dos alunos. Atualmente, no Brasil, como nos demais países emergentes, há uma corrida acelerada para aprender inglês, essencial para as relações mercadológicas e o desenvolvimento do país. Consequentemente, no mundo empresarial, o idioma é cada vez mais exigido para admissão na empresa, para promoção e para obtenção de cargos de chefia. Portanto, esta pesquisa analisará as novas necessidades dos alunos de língua inglesa que utilizam o idioma em sua rotina de trabalho em empresas, sob a perspectiva do inglês como idioma global. Para embasar este estudo, colocamos as seguintes perguntas que nortearão esta pesquisa: 1) O que o aluno percebe como suas reais necessidades ao utilizar o inglês em sua rotina de trabalho? 2) Como o inglês global é aceito em relação ao inglês padrão nas práticas sociais do mundo empresarial? Para responder a estas perguntas, foram coletados dados, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, dos alunos que utilizam a língua inglesa em sua rotina de trabalho em empresas. Tais entrevistas estão em fase de transcrição.