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Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: Aspectos Discursivos e ideológicos nas Comunicações virtuais em EAD
Autor(es): Maria Veronica da Fonseca Teixeira. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 21/10/2019
Palavra-chave ensino a distncia,ambiente virtual,intencionalidade
Resumo Nos dias atuais a necessidade de nos aperfeiçoarmos profissionalmente é essencial ,mas as condições profissionais adequadas só são conseguidas através de muito esforço,o estudo. Porém, o tempo da maioria das pessoas está reduzido devido às inúmeras ocupações e afazeres que os impedem de voltar aos bancos da universidade. Isso piora quando se pensa no deslocamento do trabalho até a Instituição escolhida. O cansaço atrapalha o rendimento,sem contar com o retorno a casa, que se torna o vilão que influencia na tomada de decisão da retomada ao estudo.O ensino a distância promete facilidades como estudar de forma descontraída, no ambiente que lhe for conveniente. Partindo do pressuposto de que os alunos dessa modalidade de ensino, na sua maioria são adultos e trabalhadores, também se infere que sejam responsáveis, independentes e capazes de decidir se querem e se podem fazê-lo sem a presença de um professor orientando a tarefa diária. O EAD exige do indivíduo disciplina, dedicação, empenho, pesquisa e leitura. Então,que tipo de leitura é essa? Qual a compreensão desse aluno? Considerando que a leitura e a escrita são os maiores veículos para a comunicação e o ambiente virtual um portal ainda maior para que essa comunicação aconteça,compreender a importância dessa leitura e escrita dentro do ciberespaço é fundamental. Os futuros interessados terão condições de apropriar-se das mais diversas culturas em tempo real além de utilizar os conhecimentos que adquirirem através desse contato conforme seus interesses pessoais ou profissionais, utilizando a linguagem que melhor adaptar-se as suas necessidades. Pesquisar as comunicações virtuais vem de encontro a necessidade imediata dos indivíduos que desejam ingressar no ensino superior e não tem disponibilidade para assistir aulas diárias presenciais e utilizarão a comunicação virtual como alicerce para sua formação acadêmica nos cursos a distância. No entanto, é preciso conhecer melhor a linguagem utilizada por esses indivíduos quando estão na internet conversando, trabalhando ou estudando. Como escrevem, como compreendem o que leem, como interagem com o outro. Os pontos que permeiam a pesquisa do presente projeto são as linguagens utilizadas para leitura e compreensão dos estudos virtuais, a escrita como forma de interação, a polidez utilizada em cada situação de contato com professor ou colegas, a ideologia por traz da situação de estudo, a intencionalidade e os aspectos discursivos. A intenção, é conhecer melhor a comunicação usada atualmente para que o EaD torne-se uma ferramenta cada vez mais atrativa e eficiente no Ensino Superior.