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Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA EM INGLÊS NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Daniel Mateus Oconnell. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 21/10/2019
Palavra-chave LNGUA INGLESA,LEITURA,PRTICAS DOCENTES
Resumo Indicadores nacionais e internacionais como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Programa de Avaliação da Rede Pública (PROEB), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) apontam preocupantes problemas no ensino-aprendizagem da leitura em língua materna no país. No caso da língua estrangeira, a situação é ainda mais preocupante, principalmente no Ensino Médio, nível escolar em que se espera preparar o aluno para a inserção no mercado de trabalho, onde o inglês ocupa um lugar cada vez mais importante em nosso país. É preciso investigar o que ocorre, principalmente nesse nível de ensino. Tendo como referencial teórico o processo de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras, o trabalho docente e as práticas pedagógicas, insumos teóricos referentes aos modelos de leitura discutidos por autores nacionais e internacionais e, ainda, às abordagens de ensino de línguas estrangeiras, este projeto tem por objetivo investigar a prática pedagógica de língua inglesa no ensino médio, com foco na habilidade de leitura. Objetiva-se, também, investigar como as concepções teórico-metodológicas acerca dos modelos de leitura fazem-se presentes na prática dos professores do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de Pirassununga. Pretende-se, com esse estudo, elencar aspectos importantes da metodologia da leitura em Língua Inglesa, em sala de aula, de modo a contribuir com a prática dos profissionais da área. A metodologia a ser utilizada e ancorada no referencial teórico adotado, prevê: a) a busca de fundamentos sobre formação do professor e ensino de leitura em inglês no Ensino Médio; b) a observação de aulas de diferentes professores da rede pública de ensino atuando no nível do Ensino Médio; c) entrevistas semi-estruturadas a fim de levantar concepções sobre ensino de leitura bem como para esclarecer dúvidas sobre aspectos da prática pedagógica; d) caderno de campo.