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Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: A ressignificação da cidadania no ENEM e em documentos educacionais: uma análise dialógica do discurso
Autor(es): NATHALIA MARIA SOARES. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 23/10/2019
Palavra-chave cidadania,discurso,dilogo
Resumo A sociedade contemporânea exige do “cidadão” determinadas atitudes para que este continue a conviver em sociedade. Atitudes estas pensadas na questão da educação escolar e que, de acordo com a LDB de 9.394/96, estão pautadas na ideia do pleno desenvolvimento do educando para o exercício da cidadania. Refletindo sobre esta questão o Ministério da Educação em 1998 elaborou uma avaliação intitulada ENEM, que tinha o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao concluir a escolaridade básica, para verificar o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Hoje, o ENEM também é considerado um processo seletivo para o ingresso em universidades, o qual continha 63 questões de conhecimentos gerais e uma redação. Atualmente, conta com 180 e uma redação; nota-se uma grande mudança em quantidade de questões, porém mantém-se a redação. Esta, de acordo com os documentos básicos do ENEM, tem como critérios de correção cinco competências, sendo a 5ª voltada para a solução dos problemas abordados, respeitando os direitos humanos, ou seja, um indivíduo que tem direitos e deveres civis, o cidadão. Esse conceito é tratado de diferentes formas, dependendo do documento e do contexto inserido. O objetivo da pesquisa é verificar os significados do termo cidadania, ou seja, sua ressignificação nos seguintes documentos educacionais: LDB, PCN e Documento Básico 2000 do ENEM. Qual o discurso e diálogo Bakhtiniano existente entre estes documentos, quando o assunto é cidadania? Para tal pesquisa é relevante a perspectiva teórica e metodológica dos estudos Bakhtinianos, um quadro teórico-metodológico em que não se encontra uma teoria fechada e acabada, mas um envolvimento de diversos fatores que permitem uma análise dos discursos a serem estudados. Quando se pensa em Círculo Bakhtiniano, deve-se ter em mente que se trabalha com a relação entre língua, linguagens, histórias e sujeitos; pontos essenciais para compreender conceitos como: gênero do discurso; valores ideológicos do enunciado; enunciado; diálogo; alteridade. E todos esses pontos são relevantes para o estudo da dialogicidade do termo estudado: cidadania, o ponto essencial da pesquisa do mestrado que está em desenvolvimento.