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Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: Avaliação de leitura no ensino fundamental na perspectiva da Psicologia Cognitiva
Autor(es): Cristina de Andrade Varanda. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 21/10/2019
Palavra-chave leitura,avaliao,linguagem
Resumo O modelo teórico de aquisição de leitura da Psicologia Cognitiva é fruto dos avanços ocorridos nas técnicas de exame da ativação cerebral durante o processo de leitura. A partir disso, foi possível obter-se uma descrição detalhada do funcionamento do sistema de leitura que se constrói progressivamente na base da decodificação grafofonológica. Para o entendimento dos mecanismos intrínsecos à identificação das palavras escritas, Frith (1985, apud ALÉGRIA, LEYBAERT e MOUSTY, 1997) sustenta as seguintes fases na aquisição da leitura: 1) logográfica: em que a identificação de palavras se baseia no reconhecimento de um padrão visual; 2) alfabética: caracterizada por um processo de identificação das palavras escritas com base na atribuição de sons às letras e 3) ortográfica: caracterizada pela identificação de palavras com base em sua aparência visual global. Para avaliar leitura, foi utilizado o Teste de Competência de Leitura Silenciosa de Palavras e Pseudopalavras - TCLPP (CAPOVILLA et al., 2000; CAPOVILLA, MACEDO et al., 1998) que identifica o estágio de desenvolvimento da leitura ao longo das etapas logográfica, alfabética e ortográfica, e o Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças - TCLS (CAPOVILLA, VIGGIANO, CAPOVILLA, RAPHAEL, BIDÁ, NEVES, & MAURICIO, 2004), que avalia a compreensão de leitura de sentenças. O TCLPP é composto por oito itens de treino e setenta de teste com uma figura e uma palavra ou pseudopalavra escrita. Há sete tipos de itens: palavras corretas grafofonemicamente regulares; palavras corretas grafofonemicamente irregulares; palavras com incorreção semântica; pseudopalavras com trocas visuais; pseudopalavras com trocas fonológicas; pseudopalavras homófonas e pseudopalavras estranhas. O TCLS é composto de 40 sentenças escritas com diferente extensão e complexidade sintática e lexical, sendo que, para cada sentença, há cinco figuras alternativas para a escolha daquela que melhor corresponde à sentença. Nesta etapa de aplicação dos testes, foram examinadas 725 crianças de 1ª a 3ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, na cidade de Santos, com o objetivo de derivar tabelas de dados normativos para o TCLPP e seus sete subtestes e o TCLS e correlacionar os desempenhos no TCLPP, em termos de escore total e em cada subteste, com o Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças. Os resultados evidenciaram a validade do TCLS para essa faixa de escolaridade. As pontuações totais e em cada subteste do TCLPP aumentaram de forma significativa ao longo das três séries escolares. Houve também correlações positivas significativas entre escores no TCLPP e o TCLS.