logo

Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS E EFEITOS DE SENTIDO EM UM DISCURSO RELIGIOSO NEOPENTECOSTAL
Autor(es): Mrcia Selivon. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 21/10/2019
Palavra-chave persuaso,discurso religioso,credibilidade
Resumo O presente estudo analisa o discurso religioso neopentecostal à luz do princípio de que uma argumentação eficaz resulta na adesão dos enunciatários de modo a criar neles uma predisposição para a ação. As marcas depositadas no enunciado pelo enunciador , com o intuito de exercer um fazer persuasivo sobre o enunciatário denominam-se "recursos ou procedimentos persusivos". Nessa perspectiva, serão verificados alguns mecanismos persuasivos atuantes sobre os ouvintes desse gênero discursivo, o qual vem despertando o interesse de muitos pesquisadores, pois os evangélicos neopentecostais já são em grande número no Brasil, participando inclusive da esfera política.Como corpus para a pesquisa, foi escolhido um culto da Igreja Renascer em Cristo realizado em 2013. Esta análise será alicerçada tanto na Retórica Antiga quanto na Nova Retórica.É importante ressaltar que a Retórica atravessou os séculos, houve momentos em que perdeu sua força, mas foi revitalizada no século XX.Perelman, importante colaborador na reabilitação da Retórica,apontou o conceito de razoabilidade como essencial à argumentação, fundamentando suas teorias na lógica do preferível. Não se pode deixar de mencionar que as condições de produção exercem papel coercivo,influenciando nas escolhas das estratégias argumentativas daquele que pretende levar alguém a uma ação.Por isso,serão considerados os elementos que compõem a cena enunciativa, pois se parte do pressuposto de que, para atingir seus objetivos,todo discurso produz efeitos de sentido de acordo com as circunstâncias da enunciação. nessa perspectiva, o produtor do texto religioso vai tecer uma rede de relações ao selecionar as estratégias argumentativas conforme os valores do auditório.Tem-se, portanto, que considerar a presença deste com a finalidade não apenas de convencer pelos raciocínios mas ainda persuadir com base na emoção, nas crenças e na ideologia.Assim, contribuirão também para esta análise as teorias pragmáticas e as teorias da enunciação. intenciona-se, a partir dessas reflexões, despertar outros estudos que complementem esta abordagem.