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Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: Um olhar sobre as Situações de Aprendizagem nos Cadernos do Professor – Currículo do Estado de São Paulo
Autor(es): MRCIA CRISTINA DA SILVA PAIVA. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 21/10/2019
Palavra-chave Currculo,Tecnologia,Aprendizagem
Resumo Com o avanço das novas tecnologias, outras competências e habilidades são exigidas para atender às necessidades do mercado de trabalho e da sociedade em si. Na educação, esse novo cenário se reflete e o papel da escola é primordial na preparação do aluno, de forma que ele se torne um cidadão autônomo, capaz de interagir com sua realidade, atuando de forma crítica e desenvolvendo habilidades que lhe permitam acompanhar as transformações na sociedade. O ensino de Língua Portuguesa, conforme as competências e habilidades propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1999), tem seu foco no desenvolvimento do potencial crítico do aluno, “sua percepção das múltiplas possibilidades de expressão linguística, sua capacitação como leitor efetivo dos mais diversos textos representativos de nossa cultura”. Portanto, abre-se um leque de possibilidades de trabalho com a linguagem, e o uso de diferentes mídias se faz necessário. Sendo assim, o presente trabalho faz parte de um estudo maior realizado para elaboração de minha monografia no curso “Mídias na Educação” – Eproinfo, em que se realizou uma análise das atividades propostas no material da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – “Caderno do Professor”. Buscou-se verificar se as atividades propostas utilizavam os recursos tecnológicos de forma ampla e condizente, principalmente em relação aos da World Wide Web 2.0. O corpus de análise da pesquisa é constituído por 12 (doze) Cadernos do Professor, mais especificamente das 52 (cinquenta e duas) Situações de Aprendizagem propostas no material de Língua Portuguesa e Literatura, do Ensino Médio. Os dados foram analisados à luz da teoria de Moran (2006 e 2012), Masetto (2006), Marcuschi e Xavier (2010), Carbonell (2002) e Tajra (2011). Os resultados evidenciaram que das Situações analisadas, apenas um número reduzido sugere atividades com o uso da Internet, as quais não apresentam metodologias diferenciadas. Um fator positivo foi verificar que as Situações de Aprendizagem visam à interação e ao desenvolvimento crítico do educando, além de sua capacidade leitora e escritora. Outro ponto a destacar é a flexibilidade do material, o qual possibilita ao professor ampliar as propostas de atividades, utilizando-se diferentes recursos tecnológicos, principalmente as ferramentas disponibilizadas pela Internet.