logo

Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: O Efeito-Leitor no Discurso de Divulgação Científica sobre a Saúde e Seus Aspectos Educacionais
Autor(es): Elaine Marangoni. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 22/10/2019
Palavra-chave Anlise do Discurso,Educao,Discurso de Divulgao Cientfica
Resumo O Discurso de Divulgação Científica sobre a saúde que circula em revistas como a Scientific American tem ocupado um papel na formação de profissionais da saúde e também na educação da população brasileira em relação a certas questões sobre doenças conhecidas e enfrentadas por esses dois grupos no cotidiano. Em detrimento ao Discurso Científico, um novo discurso desliza para produzir sentidos e traz consigo novos discursos que se incorporam e se regulam através de um olhar de autoridade, que é o dos meios de comunicação. Artigos que muitas vezes vêm de outros países, como os Estados Unidos, e que constroem um efeito-leitor subestimando os que buscam esse tipo de informação. A simplificação de termos, a repetição de palavras, o silêncio, são marcas lingüísticas que o analista do discurso busca dentro desses textos que deveriam trazer um saber científico, mas que são meros transmissores de notícias. Na busca pela democratização do saber, muito do que é produzido pela ciência se perde no filtro instaurado pelo mercado, que vende o que lhe interessa e entrega aos leitores a sua visão já construída, sem dar margem e deixá-los livres para a sua própria interpretação. Comportamento aprendido nas escolas desde as séries iniciais e que não permite ao aluno instaurar um discurso polêmico em meio ao que lhe é apresentado como “verdade” científica. A responsabilidade educacional nos aspectos que tangem a ciência tem sido passada a outra esfera, que muitas vezes não tem interesse de democratizar os conhecimentos e as descobertas que estão ocorrendo mundo afora, mas que recorta o que lhe interessa de um contexto maior e enxerta em páginas diagramadas e repletas de figuras coloridas que chamam a atenção de jovens e adultos, e vendem o saber que todos deveriam ter acesso, sem precisar de um “tradutor”. O que deslizou e o que se manteve do Discurso Científico para o Discurso de Divulgação Científico trouxe efeitos de sentido que foram relatados e organizados nesse trabalho sob a luz da Análise do Discurso de linha francesa.