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Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: O dialogismo nas redações escolares
Autor(es): Priscila Penna Ferreira. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 21/10/2019
Palavra-chave Lingustica Textual,Dialogismo,Produo de texto
Resumo Mikhail M. Bakhtin é considerado um dos principais pensadores do século XX. Podemos chamá-lo de o filósofo das diferenças. Apresentou, ao lado dos membros do Círculo, propostas que se concentraram fortemente nas questões da linguagem e do discurso, tanto na vida diária como em sua representação literária, o que amplia o alcance de sua filosofia. As reflexões de Bakhtin têm ainda despertado o interesse de muitos estudiosos da lingüística em todas as partes do mundo. Entre os seus conceitos básicos destaca-se o, dialogismo. Bakhtin, em suas reflexões, busca conhecer o homem na concretude de suas relações sociais, considerando as experiências acumuladas e a interação dessas experiências. Pode-se dizer que é através da fala do outro com quem se compartilham aprendizados, que se organizam as ideias e se procura tirar o melhor proveito delas, com a criação das próprias ideias. Para o notável filosofo russo a linguagem é essencialmente dialógica. Isso inspira todos os estudiosos interessados pelo ensino da língua a descobrirem um caminho novo para o seu trabalho com os alunos. Este trabalho tem como tema o dialogismo nas redações escolares. São poucos os trabalhos acadêmicos que enfocam o dialogismo em textos escolares. Daí a nossa tentantiva de buscar nesse conceito bakhtiniano uma fonte de apoio ao nosso trabalho como professora de redação. Foram selecionadas algumas redações de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma instituição particular. Foi proposto aos alunos que produzissem uma redação do gênero artigo de opinião. O tema era: Qual a influência da televisão na sociedade atual, isto é, na vida das pessoas. A pesquisa tem como fundamento a Linguística Textual, principalmente a organização e estruturação textual, ou seja, a análise da coesão e coerência textual e, particularmente, no que se refere ao texto, sentido e contexto. A pesquisa também se fundamentou no dialogismo, terminologia dada ao filósofo russo Mikhail Bakhtin. Foi possível observar vários aspectos lingüísticos nas redações. E através das redações analisadas mostraremos que as redações dialogam entre si e também com outros textos. O sujeito existe, porém ele nunca está sozinho, sempre leva consigo, vários enunciados, ideologias, e através do texto (objeto de pesquisa) é nítida a presença da resposta do alunos à esses vários outros enunciados.