logo

Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: O PNBE do ensino ao mercado editorial: uma análise das obras selecionadas para o Ensino Fundamental
Autor(es): Vanessa Yamaguti do Nascimento. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 21/10/2019
Palavra-chave Quadrinhos,PNBE,Ensino Fundamental
Resumo Esta comunicação tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisa em que se buscou analisar as listas do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) dos anos em que foram destinados ao Ensino Fundamental, a partir de 2006, ano em que, segundo Vergueiro e Ramos (2009), foi inclusa a primeira história em quadrinhos (HQ), para verificar quantas e quais obras em quadrinhos foram selecionadas, para que se possa traçar um perfil dos livros e das editoras selecionadas. Realizou-se uma pesquisa no site do MEC (Ministério da Educação) para obter as listas do PNBE destinadas ao Ensino Fundamental, e assim constatar quais foram os livros de HQs selecionados. O programa é desenvolvido desde 1997, tendo o objetivo de promover o acesso e o incentivo à leitura tanto dos alunos da rede pública de ensino quanto dos professores. Realizamos uma pesquisa do histórico do programa, com base em Paiva (2012 e 2008), para entender seu processo e funcionamento e assim estabelecer sua relação com a escolha das histórias em quadrinhos selecionadas para determinar seu perfil e das editoras. A partir dos livros identificados, realizamos uma análise de suas linguagens sobre os conceitos de HQ trabalhados por Ramos (2009). A proposta de identificar o perfil das obras e das editoras selecionadas deve-se ao fato de ser crescente a inserção do gênero HQ nas listas, motivando editoras que não eram especializadas em histórias em quadrinhos a publicar. Com isso, além de crescer o número de obras do gênero, observa-se um aumento relevante das adaptações literárias, já que há uma preferência por livros relacionados aos clássicos literários.