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Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: Gêneros textuais e aprendizagem do trabalho de ensinar: o que a análise de textos produzidos em situação de trabalho revela sobre o desenvolvimento do professor?
Autor(es): Eliane Gouvea Lousada. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 21/10/2019
Palavra-chave Formao de professores,Trabalho de ensinar,Gnero Textual
Resumo Nesta comunicação, apresentaremos uma análise de textos escritos ao longo de três anos por um professor iniciante de francês como língua estrangeira, procurando observar como se dá seu desenvolvimento profissional e a apropriação do trabalho de ensinar durante esse período. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa mais amplo que visa a estudar a formação dos professores iniciantes de línguas estrangeiras pela perspectiva de algumas das Ciências do Trabalho. Mais especificamente, procuraremos mostrar como o jovem professor se apropria do trabalho de ensinar e constroi sua identidade profissional por meio dos textos que produz em sua situação de trabalho. Para tanto, basear-nos-emos em duas vertentes teóricas que compartilham os pressupostos do Interacionismo social (Vigotski, 1997, 2009): i) por um lado, o Interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2006, 2008; Machado, 2007, 2009), no que diz respeito ao agir profissional e à análise textos produzidos em situação de trabalho; ii) por outro lado, a Clínica da atividade (Clot, 1999, 2001, 2008) e a Ergonomia da atividade dos profissionais da educação (Faïta, 2004, 2006, 2011; Amigues, 2002, 2004; Saujat, 2002, 2004), no que diz respeito à formação pelo trabalho e ao trabalho de ensino (Faïta, 2011; Machado, 2004; Lousada, 2006, 2011). Após a apresentação do quadro teórico-metodológico que orienta nossa pesquisa, mostraremos o contexto em que os dados são coletados, exemplificando a coleta de dados longitudinal que teve início em 2010 e salientando os diferentes gêneros textuais que permeiam a atividade profissional dos professores iniciantes. Em seguida, apresentaremos a análise dos textos selecionados para esta comunicação: relatos de experiência produzidos ao longo de três anos. Dando continuidade, indicaremos o que as análises desses textos revelam sobre a apropriação do trabalho de ensino e da construção da identidade do professor. Finalmente, teceremos alguns comentários sobre o papel das práticas linguageiras para o desenvolvimento profissional.