logo

Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: De leitor passivo ao leitor interativo
Autor(es): Renata Papadpoli Ramos. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 14/10/2019
Palavra-chave Leitura,Transmdia,Comunicao
Resumo Esta comunicação é parte da dissertação de mestrado em Linguística que através de uma pesquisa com alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Franca – UNIFRAN, objetiva apresentar uma análise sobre a competência leitora a fim de verificar qual o grau de apreensão desses alunos em textos transmidiáticos, utilizando de reflexões sobre as bases teóricas da lingüística textutal, através das práticas de leitura apresentadas nos livros da Ingedore Kock e estudos sobre narrativas transmídia apresentados no livro “Cultura de Convergência” de Henry Jenkins para investigar os processos de leitura de textos transmidiáticos. Nesta comunicação temos o objetivo de demonstrar quais foram as mudanças e as transformações ocorridas nos processos de comunicação que culminaram em novas formas de leitura e entender como ocorre esse processo de leitura para produção do sentido por parte dos leitores, uma vez que estes leitores que eram passivos, na comunicação mediática, diante de textos transmidiáticos, ou seja, textos que são passados simultaneamente em diferentes plataformas de comunicação, tornam-se leitores interativos, participativos e distribuidores de conteúdo. Segundo as reflexões teóricas pesquisadas, demonstraremos que a interação autor-texto-leitor se torna necessária para o processo de produção do sentido por parte do leitor em textos transmidiáticos, uma vez que este leitor se torna um sujeito ativo na interpretação textutal, pois as narrativas transmídias não possuem um único texto em que se possam obter todas as informações, o processo de produção do sentido dessas narrativas depende do consumo de cada plataforma de comunicação em que os textos são submetidos, assim o leitor deve se apropriar de cada um destes textos e buscar novas estratégias de leitura para desenvolver o processo da compreensão. É neste contexto que toda a dissertação de mestrado vai se apropriar para responder questões como: Quais são as estratégias de leitura utilizadas por parte do leitor em textos transmidiáticos? Como e quando o leitor deixou de ser passivo para se tornar interativo? Algumas dessas questões serão respondidas através desta comunicação que utilizará de alguns aspectos do processamento textutal apresentados por Kock, dentre outros autores, como conhecimento lingüístico, conhecimento enciclopédico e conhecimento interacional para responder as questões citadas e iniciar o processo de compreensão do texto e produção do sentido por parte do leitor.