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Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: A ameaça em O Ateneu: análise da Avaliatividade sob o enfoque da Linguística Sistêmico-Funcional
Autor(es): Nanci de Souza Vallezi. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 23/10/2019
Palavra-chave Gramtica Sistmico-Funcional,Avaliatividade,Lingustica Crtica
Resumo O objetivo da pesquisa é examinar, sob o enfoque da Linguística Crítica e da Avaliatividade, a linguagem da ameaça, no ambiente violento da obra O Ateneu, de Raul Pompéia, que enfoca a relação de poder e ameaça entre Aristarco, diretor, e Sérgio, aluno novato no internato. A ideia da pesquisa surgiu-me quando tive a curiosidade de analisar a obra sob o ponto de vista linguístico, examinando as escolhas léxico-gramaticais feitas para a realização dessa ameaça. Assim, entrei em contato com algumas propostas teóricas que me animaram a escrever o presente projeto. As comunicações ameaçadoras - um gênero sociamente definido como tendo fortes elos ideológicos com avaliações de violência e controle por parte do ameaçador - têm, até recentemente, recebido pouca atenção. Verifica-se que, enquanto se têm ligado formas violentas de comando a altos níveis de ameaça, as formas mitigadoras e fracas - que também ocorrem em ameaças - são disfarçadas ou completamente mascaradas, criando uma compreensão incompleta do gênero. Esse processo de apagamento, em que o fenômeno linguístico é feito invisível para combinar com enquadres ideológicos de um indivíduo ou de um grupo social, tem-nos impedido de perceber avaliações na linguagem da ameaça em sua completude. Sobre essa questão da linguagem avaliativa, o que tem sido omitido na análise do discurso é a semântica da avaliação – os julgamentos dos interlocutores e o valor que eles põem em fenômenos de sua experiência. A Gramática Sistêmico-Funcional chama de Appraisal (doravante Avaliatividade) o sistema de escolhas usado para descrever essa área de significado avaliativo, tanto explícito quanto implícito. A pesquisa deverá responder às perguntas: (a) A linguagem que expressa a Avaliatividade, envolvendo a ameaça em O Ateneu, é explícita ou implícita? (b) Essa linguagem restringe-se à ameaça ou concretiza-se em atos de violência? (c) Que escolhas léxico-gramaticais são feitas pelo autor para a expressão da ameaça? Para metodologia de análise, apoio-me basicamente na Gramática Sistêmico-Funcional, cuja multifuncionalidade é essencial à análise do discurso. De acordo com os excertos dos três primeiros capítulos em que aparece a interação entre Aristarco e Sérgio, é possível afirmar que a ameaça, analisada sob o enfoque da Avaliatividade - Atitude se dá, na maioria das vezes, implicitamente, essa avaliação se faz de maneira cumulativa - a avaliação prosódica - criando aos poucos um ambiente de terror.