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Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: PUBLICIDADE NUA E CRUA: ANÁLISE SEMIÓTICA DE UMA FOTOGRAFIA DE OLIVIERO TOSCANI
Autor(es): Karina Spineli Gera. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 14/10/2019
Palavra-chave Fotografia,Semitica,Oliviero Toscani
Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar o diálogo de uma imagem fotográfica produzida pelo fotógrafo italiano Oliviero Toscani intitulada “Primavera/Verão 1993”. Na fotografia, o artista retrata 56 orgãos genitais masculinos de diversas idades, cores e tamanhos, organizando as imagens em forma de mosaico. O trabalho, feito para anunciar a nova coleção da marca United Colors of Benneton, faz parte de uma série de outros trabalhos do fotógrafo que ficou conhecido na década de 1990 por justamente trazer uma nova perspectiva artística para a publicidade, levantando temas polêmicos como racismo, sexualidade, cristianismo, fanatismo, consumismo e Aids, ao invés de simplesmente ressaltar as características dos produtos fotografados. A proposta de Toscani, desse modo, ao invés de tentar “seduzir” o leitor tornando suas imagens “apetitosas”, mostra cenas marcadas por uma realidade muitas vezes difícil de engolir. Para esta análise, queremos ver ainda como a imagem publicitária escolhida, relaciona-se com alguns textos presentes na obra “A publicidade é um cadáver que nos sorri”, de 1997, que reúne artigos de Toscani e de críticos da época em que a imagem circulou pela mídia. Para levar a cabo nossa proposta, valeremo-nos do arcabouço teórico da Semiótica Francesa, partindo, inicialmente, do modelo do Percurso gerativo do sentido, e chegando às contribuições sobre a análise do plano de expressão. Desse modo, queremos ver, de um lado, como se dá o processo de figurativização e tematização na fotografia e nos textos que dela tratam, e, de outro lado, como se organizam, na fotografia, e como são recobertas pelo texto verbal, as categorias do plano de expressão (topológica, eidética e cromática). Nossa hipótese é a de que a fotografia em análise, assim como outras obras de Toscani, causou impacto na sociedade justamente por romper com os valores tradicionais, marcados por uma cultura patriarcal e religiosa, valores estes que queremos recuperar e descrever.