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Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: Blogging e (novos) letramentos: um estudo de caso
Autor(es): Marcela Lima. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 22/10/2019
Palavra-chave Prticas de letramentos,Letramentos multimiditicos,Blogging
Resumo O presente trabalho tem o objetivo de descrever e analisar os (novos) letramentos (LANKSHEAR & KNOBEL, 2011) envolvidos no processo de produção, criação, divulgação e debate do post intitulado “(P)Review Nokia N900”, publicado em 23 de outubro de 2009 em um blog temático idealizado e mantido por dois estudantes da área da Ciência da Computação para o compartilhamento espontâneo de informações sobre tecnologias móveis e software livre na internet. O objetivo do post é comunicar aos leitores do blog as principais características técnicas, estéticas e funcionais de um novo dispositivo móvel (o smartphone modelo N900 da marca Nokia) a ser lançado, à época, no Brasil e, por isso, ainda pouco abordado na blogosfera brasileira. Sua escolha como objeto deste recorte de pesquisa deve-se ao fato de ter sido a primeira postagem de longo alcance do blog, mantendo-se como a mais popular, por aproximadamente dois anos, dentre as demais publicações realizadas no período de setembro de 2009 a agosto de 2011, contribuindo positivamente para reputação dos blogueiros e crescimento da audiência do blog. Além do conteúdo do post, centrado na linguagem verbal escrita, mas constituído também de linguagens não verbais (imagens e vídeos), o corpus de análise compõe-se ainda de registros de conversas privadas realizadas, sobretudo por chat e email, entre estes e seus interlocutores (colaboradores e leitores) ao longo do processo analisado e de questionários online aplicados aos blogueiros, em 2011, pela estudante-pesquisadora. Orientada por uma abordagem sociocultural dos letramentos, esta investigação compreende o blogging como uma prática de letramentos associada ao crescimento massivo das novas tecnologias de informação e comunicação e da integração de diferentes mídias sociais para produção e disseminação de conteúdos na/pela internet . Com base nessas premissas, e orientada por metodologias qualitativo-interpretativistas de cunho etnográfico para geração e análise dos dados, o estudo investiga as tecnologias, conhecimentos e habilidades (SCRIBNER & COLE, 1981) envolvidos nos eventos de letramentos que constituem o processo. Os resultados preliminares apontam para a coordenação de elementos característicos tanto de letramentos convencionais centrados na cultura grafocêntrica quanto de letramentos relacionados à esfera acadêmica, além de letramentos multimidiáticos que caracterizam a chamada Cultura Participativa (JENKINS, 2006), tais como: atenção, participação, colaboração, consciência de rede e consumo crítico (RHEINGOLD, 2010), apontados como fundamentais para uma participação cidadã efetiva no século XXI. (Apoio: CAPES)