logo

Programação do 61º seminário do GEL


61º SEMINáRIO DO GEL - 2013
Título: O Estilo em textos do Facebook e em textos de blogs
Autor(es): Virgnia de Martins Carboniri. In: SEMINÁRIO DO GEL, 61 , 2013, Programação... São Paulo (SP): GEL, 2013. Acesso em: 14/10/2019
Palavra-chave Lingustica,Semitica,Estilo
Resumo O que se propõe como objeto da presente pesquisa é a partir da lingüística/semiótica fazer a análise de textos postados no facebook e em blogs. O presente trabalho tem como tema principal A análise de textos do facebook e blogs relacionados à temática Língua Portuguesa observando como se dá o estilo nesses textos. A ideia principal aqui não é questionar opiniões e/ou depoimentos postados, escritos nas páginas do facebook ou dos blogs, mas estudar seus estilos. Examinar textos e os critérios relativos ao estilo presentes nesse texto são, portanto, os objetivos específicos da pesquisa. Então,nota-se que este trabalho busca verificar, mediante fundamentação teórica da semiótica, como se dá o estilo em textos postados nas novas mídias digitais. Dentre essas mídias optamos por recortar páginas do facebook e alguns blogs, todos voltados, especificamente, para a temática referente a debates envolvendo a língua portuguesa. O trabalho se propõe a ter a seguinte subdivisão: definições acerca da semiótica, de estilo, apresentações dos textos a serem analisados, as análises feitas e as conclusões. O trabalho se fará a partir de pesquisas bibliográficas, versará por bibliografias diversas e exploração documental. A pesquisa será iniciada por meio de levantamento bibliográfico sobre a Semiótica com ênfase no estilo. Em seguida, será feita pesquisa e coleta de textos virtuais a serem estudados. Os textos passarão por análise de conteúdo e por análise de dados ligados à semiótica. Os textos estudados, por apresentarem tema ligado a Língua Portuguesa, são, no mínimo, curiosos e bem interessantes para a análise proposta. A presente pesquisa espera poder contribuir com estudos na área de Linguística/Semiótica fornecendo condições ao professor de discutir e reorganizar seus próprios fundamentos em torno da noção de estilo em um texto virtuais. Espera-se poder contribuir com profissionais da educação, professores, estudantes e pesquisadores que têm interesse em estudar/trabalhar com novas mídias digitais.