Conferência
Márcia Nascimento (UNICAMP)

\x4b\x61\x6e\x68\x67\xc3\xa1\x67\x20\x76\xc4\xa9\x20\x6d\x72\xc3\xa9\x20\xe1\xba\xbd\x67\x20\x6a\x79\x6b\x72\x65\x20\x70\xe1\xba\xbd\x20\x6a\x61\x67\x66\x65 “Ninho de língua e cultura Kaingang”

Métodos de imersão para a transmissão intergeracional das línguas em perigo de desaparecimento

 

Mediador: Wilmar da Rocha D’Angelis (UNICAMP)

 

O projeto Kanhgág vi? mré ?g jykre p? jagfe “Ninho de língua e cultura Kaingang” (cf. Nascimento et al., 2017), desenvolvido na Terra Indígena Nonoais/RS, é um projeto piloto no Brasil que trata da transmissão intergeracional de língua indígena. É inspirado no modelo de educação infantil do povo M?ori da Nova Zelândia, conhecido como Kohanga Reo Mãori “ninho de língua Mãori” que visa a transmissão intergeracional da língua indígena através de métodos de imersão total. Pretendemos trazer para discussão o que as pesquisas dizem sobre métodos de imersão linguística e as teorias sobre aquisição de língua na primeira infância e sua importância no contexto da revitalização e restabelecimento da transmissão intergeracional. Segundo a Unesco, existem fatores fundamentais responsáveis pela vitalidade das línguas que as iniciativas de revitalização precisam levar em conta. Dentre esses fatores, a transmissão intergeracional é considerada fator essencial para a manutenção e sobrevivência dessas línguas.