Obra: Sobre fronteiras: prosódia, escrita, palavra
Autoria: Luciani Tenani
Editora: Letraria
Ano de publicação: 2021
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Apresentação:

O livro aborda as segmentações não convencionais de palavras na escrita de alunos do Ensino Fundamental II, como “em bora” (embora), “morava-mos” (morávamos). Essas segmentações são definidas por fronteiras gráficas que não seguem as convenções ortográficas do português. E podem acontecer pela presença ou pela ausência não convencionais de espaço em branco e de hífen, marcos gráficos daquelas fronteiras. Nesta obra, o enfoque é dado às presenças não convencionais desses marcos que caracterizam a hipersegmentação.

A investigação se volta para um fenômeno cujo funcionamento não é descrito exaustivamente (consequentemente, tampouco explicado) no contexto do Ensino Fundamental II. Sobre o tema, os estudos se voltam para o fenômeno nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caráter inovador deste estudo é, portanto, detalhar o conjunto de características das fronteiras não convencionais de palavras que se encontram nos textos escritos pelos mesmos alunos ao longo dos quatros anos do Ensino Fundamental II.

Dentre as características apresentadas, é exemplo “estuda-se” para “estudasse”, grafia que ocorre com maior frequência nos dois últimos anos do Ensino Fundamental. A grafia “estuda-se” representa a ênclise verbal, enquanto “estudasse”, a forma do verbo “estudar” flexionada no tempo imperfeito do modo subjuntivo, na terceira pessoa do singular. A ênclise verbal e o subjuntivo são conteúdos gramaticais abordados justamente nos últimos anos do Ensino Fundamental. A grafia hipersegmentada é pista da intrincada relação entre estruturas sintática e morfológica com a qual os estudantes estão a lidar no processo de produção textual.

Além de ampliar o conhecimento sobre a escrita produzida no Ensino Fundamental II, a obra contribui para o conhecimento sobre potenciais relações entre aspectos prosódicos da língua e aspectos das convenções ortográficas, inserindo-se, assim, no conjunto mais amplo de pesquisas que abordam relações entre fala e escrita. O estudo apresenta, ainda, contribuições ao trabalho pedagógico com essas convenções por parte de professores de Língua Portuguesa, já que fornece subsídios fonético-fonológicos para o ensino da língua.

O acesso gratuito do livro, bem como sua estrutura e linguagem, visa atingir um público que abrange: (i) professores de Língua Portuguesa, (ii) estudantes de graduação e de pós-graduação em Linguística e em Educação e, ainda, (iii) pesquisadores que se voltam para a investigação da relação entre fala e escrita, da aquisição e o desenvolvimento da escrita.

Agradeço ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Ibilce/Unesp, a concessão de recursos do âmbito do Proex/CAPES que tornaram possível esta publicação.


 

Ficou interessada(o) pela obra? Gostaria de trocar uma ideia com os autores? Você pode contatá-los pelo e-mail luciani.tenani@unesp.br.

 

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