Obra: Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas
Autoria: Marie-Anne Paveau
Organização da tradução: Julia Lourenço e Roberto Baronas
Editora: Pontes Editores
Ano de publicação: 2021
Link para acesso/aquisição: clique aqui.

Apresentação:

Podemos argumentar que esta obra de Paveau se sustenta numa espécie de trilogia epistemológica e teórico-metodológica, iniciada com a publicação de Os pré-discursos: sentido, memória, cognição[1], passando pela publicação de Linguagem e moral: uma ética das virtudes discursivas[2] e também pelo livro Linguística folk: uma introdução[3]. Trata-se de visadas distintas sobre a linguagem, abordando o que ficou, de certa maneira, à margem dos estudos das ciências da linguagem, mas que, em seu conjunto, além de interconectadas, são obras imprescindíveis e incontornáveis para a sustentação do programa de pesquisa acerca do digital ou dos tecnodiscursos.

            Originalmente intitulada L'Analyse du discours numérique: Dictionnaires des formes et des pratiques, a obra foi publicada pela editora Hermann, de Paris, em 2017, sendo celebrada pelos/as linguistas como uma obra necessária para delinear de modo sistemático o discurso digital como objeto para a Linguística, de forma ampla, e para a Análise do discurso, de forma mais específica, domínio no qual a obra se insere. A tradução para o português foi realizada por uma grande e potente equipe de discursivistas brasileiros/as e foi publicada em 2021 pela Pontes Editores. O livro Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas, agora com acesso mais democratizado, se propõe como espaço de ancoragem do debate, críticas, novas propostas e olhares acerca do digital.

            Redigido com o rigor teórico e metodológico necessário para que se compreenda a virada epistemológica sob a qual o livro se apoia, Paveau brinda os/as leitores/as com 31 verbetes - mais a introdução -, os quais concretizam o projeto, que, de modo perceptível, se desenvolveu ao longo de muitos anos de intenso trabalho, pesquisa, militantismo e paixão. O pensamento pós-dualista, o embasamento numa compreensão de Linguística simétrica e a abordagem ecológica dos discursos ficam evidentes no desenvolvimento do Dicionário, reforçando também a importância das leituras paralelas e da abertura do campo para os diversos diálogos que a partir dessa obra podem se estabelecer.

Este livro original e relevante de Marie-Anne Paveau nos ajuda a ter uma base sólida, ao lado de publicações nacionais sobre o tema, para uma reflexão profunda acerca do funcionamento dos discursos nativos da internet. Talvez aqui, essa obra traz ao cerne dos debates discursivos seu grande e valoroso feito, uma vez que, ao longo do Dicionário, somos confrontados com a proposta da pesquisadora de elaborar "novos conceitos, ferramentas e limites" calcados na Análise do discurso francesa, para trabalhar com os tecnodiscursos, isto é, discursos produzidos no interior dos dispositivos técnicos.

 


[1] A edição francesa Les prédiscours: sens, mémoire, cognition foi publicada em 2006 pela Presses Sorbonne nouvelle e a edição brasileira pela Editora Pontes em 2013.

[2] A edição francesa Langage et morale: une éthique des vertus discursives foi publicada em 2013 pela Éditions Lambert-Lucas e a brasileira pela Editora UNICAMP em 2015.

[3] Este livro lançado em dezembro de 2020 foi organizado por Roberto Leiser Baronas; Tamires Cristina Bonani Conti e Julia Lourenço Costa, a partir de um conjunto de textos, publicados pela autora ao longo de vinte anos em diversos periódicos franceses. Esse último livro está disponível no seguinte link https://www.letraria.net/linguistica-folk-uma-introducao/

 


Ficou interessada(o) pela obra? Gostaria de trocar uma ideia sobre? Você pode entrar em contato pelo e-mail margareth@ponteseditores.com.br.

 

Clique  AQUI  para ver mais lançamentos.