Comentários

Muito obrigado, Isabella! Abraços!

Belíssimo trabalho, Otávio! Parabéns pelo empenho e clareza, uma temática muito interessante

Mais uma vez, obrigado, Marina! :)

Muito obrigada pelos esclarecimentos, Otávio! Li o comentário do professor e achei bem interessante. E parabéns pelo trabalho, é um trabalho bastante interessante, e achei legal saber que ainda tem mais coisas para serem exploradas!

Caro professor Carlos, muito obrigado pelos comentários e correções. Como sempre, sua ajuda é muito bem-vinda.

Marina, tudo bem! E com você? Antes de tudo, obrigado pelas questões. Vamos às respostas, então: 1) como o Prof. Dr. Carlos Figueiredo mencionou abaixo, aconselho que você se dirija ao painel do meu colega de IC, Osmar Carvalho e Castro (https://www.gel.org.br/eventos/seminario-2021/sesso-de-painis/1271), onde o próprio professor explica - muito melhor do que eu conseguiria fazer - a origem do documento que estamos estudando em conjunto; 2) na verdade, as evidências estão sendo estudadas juntamente com a edição desse documento - atualmente, estamos transcrevendo todos os vocábulos do dicionário e vamos cotejar todas as ocorrências dos prefixos com suas definições em português para ter evidências suficientes para corroborar a nossa hipótese, lembrando que as categorias associadas a uma determinada classe, com prefixos para o singular e para o plural, não se limitam às classes que estudaremos. Como ainda não chegamos à fase de confrontação dos vocábulos, infelizmente não tenho exemplos para lhe fornecer. Mais uma vez, obrigado.

Muitos parabéns pelo trabalho, Otávio. Junto a minha apreciação pelo seu contributo aos comentários da Profa. Márcia Oliveira, salvaguardando a importância do seu estudo, no âmbito das pesquisas do Projeto Libolo, para um melhor entendimento acerca das categorias nominais do Kimbundo Libolo. Gostaria apenas de detalhhar que, tal como apontado nas notas do seu trabaçho que acompanham o mapa verde da região dos falantes do Kimbundu, o Kimbundu Libolo não se insere na zona geográfica H20, mas simna zona H23. Quanto à origem do manuscrito, informação solicitada por Marina Marques, sugiro uma olhada aos comentários que postei no trabalho do Osmar Castro, "Aspetos filológicos de um doc. do séc. XX: Georger (s/d)", a ser apresentado também neste 68 Seminário do GEL, no qual coloquei indicações a esse respeito.

Olá, tudo bem? Obrigada pela apresentação. Após ler e ver a apresentação, fiquei com algumas questões. 1) Fiquei curiosa para saber sobre o manuscrito de Georger mencionado. Qual é a origem dele? Por que a escolha desse manuscrito para basear a discussão proposta? 2) Eu entendi que uma evidência para se tirar mu, ku e bu da categoria de prefixos que expressam gênero tem a ver com como eles se comportam quando combinados com uma palavra no singular ou no plural - é isso mesmo? Se for isso mesmo, você poderia me dar mais algum exemplo de como isso acontece para eu entender melhor essa evidência?

Muito obrigado, Edenize! Sucesso para você também! :)

Parabéns pela ótima apresentação e pelo estudo, Otávio! Muito sucesso para você!

Muito obrigado, Maria de Fátima! Fico feliz que tenha gostado! :)

Excelente estudo. Parabéns pela apresentação.

Querida professora! Muitíssimo obrigado, não só pelo comentário mas também pelo apoio e orientação. Nada disso existiria sem sua primordial ajuda. Que este seja apenas o primeiro de muitos trabalhos. Grande abraço, Otavio.

Prezado Otávio, quero apenas deixar registrado o meu apreço sobre seu empenho nessa pesquisa, ainda que de Iniciação Científica, inédita. Abraços, Márcia

Enviar comentário

Orientações

• Todos os campos são obrigatórios.
• Se seu texto for uma resposta ou um comentário a uma mensagem anterior, indique isso.
• Se fizer uma pergunta, acesse a página novamente depois de algumas horas para verificar se houve resposta.

Quer falar com o GEL? Entre em contato!