Comentários

Flavia, sou eu quem agradeço por todo apoio e aprendizado! Obrigada!

Oi Bia! Parabéns pelo trabalho e pela apresentação!

Agradeço o elogio, Eder! Mais um pro time do Dendale! Boa sorte com sua pesquisa!

Olá, Alline! Muito obrigada! Não cheguei a observar as ocorrências no que concerne às temáticas. Apenas busquei analisá-las quanto ao potencial do verbo condicional de expressar valor evidencial - sempre levando em consideração, é claro, o contexto de seu uso, sem, no entanto, ter me atentado aos temas de forma a identificar uma tendência ou mesmo a alcançar algum tipo de conclusão nesse aspecto. Quanto ao exemplo trazido no painel na sessão dos resultados alcançados, esclareço que se trata de apenas uma ocorrência retirada do meu corpus (exemplo 2). Aquele que se encontra abaixo, identificado como (2a), aparece com o propósito de exemplificar os testes de substituição realizados na análise, a fim de demonstrar a alteração semântica que ocorre quando se faz o uso de um modo verbal que não o futuro do pretérito - no caso de (2a), o pretérito perfeito. É por esse motivo, portanto, que ambos aprensentam a mesma temática: um é derivação do outro. O exemplo 1, todavia, apresentado na introdução, foi retirado do trabalho de Lourenço (2016) - do domínio jornalístico, portanto. Deixo dois outros exemplos de condicional evidencial reportativo retirado do meu corpus, para que você possa ter uma breve noção para além do exemplo inserido em meu painel: (1) Sr. Presidente, a Emenda nº 3, sob o argumento utilizado pelo Relator, inclusive quando questionado em Plenário pelo Senador Randolfe, de que a competência estaria equivocada, não cabendo à Comissão apreciar matéria, e apenas opinar, formatou ali, segundo os juristas, mais uma vez, uma gambiarra jurídica para evitar o reexame da Câmara do texto assim encaminhado. (PP, SF) (2) Um dos argumentos utilizados pelo Governo para combater esse relatório foi a alegação de que os beneficiários do BPC não teriam contribuído para a Previdência. (CC, CD) Agradeço o convite à essa observação! Abraços.  

Parabéns, Beatriz! Ótima proposta e muito bem exposto. Agora estou lendo o Dendale também, deve entrar na minha bibliografia.

Olá Sarah, parabéns pelo trabalho desenvolvido com a orientação da Prof.ª Dr.ª Flavia B. M. Hirata-Vale. Muito interessante a proposta e relevância do trabalho desenvolvido, levando em consideração os poucos estudos sobre em língua portuguesa. Ainda não havia me atentado para esse uso do condicional com valor evidencial no discurso político e por isso gostaria de perguntar se você observou nas suas análises uma recorrência de temáticas quando são utilizados? Faço essa pergunta porque nos exemplos que trouxe ambos eram sobre montando.

Enviar comentário

Orientações

• Todos os campos são obrigatórios.
• Se seu texto for uma resposta ou um comentário a uma mensagem anterior, indique isso.
• Se fizer uma pergunta, acesse a página novamente depois de algumas horas para verificar se houve resposta.

Quer falar com o GEL? Entre em contato!