DIRETORIA 2019-2021

  • Presidente: Luiz André Neves de Brito – UFSCar/CECH/DL
  • Vice-Presidenta: Mariana Luz Pessoa de Barros – UFSCar/CECH/DL
  • Secretário: Renato Miguel Basso – UFSCar/CECH/DL
  • Tesoureira: Rosa Yokota – UFSCar/CECH/DL

 

PROPOSTAS DA DIRETORIA:

  • Promover a reflexão sobre os rumos das pesquisas linguísticas;
  • Refletir sobre a linguística e a situação brasileira contemporânea em seu cenário sociopolítico;
  • Realizar encontros de grupos de pesquisa de associados no GEL;
  • Continuar o debate acerca das políticas linguísticas no país;
  • Difundir a pesquisa e o ensino de noções básicas sobre língua e linguagem;
  • Realizar o 68º Seminário do GEL de modo a contemplar diversas abordagens teóricas de diferentes domínios da língua e linguagem;
  • Realizar um encontro intermediário, no ano de 2020, cujo formato será discutido em assembleia;
  • Manter canal de comunicação regularmente atualizado (em redes sociais, e-mails) com notícias, divulgação de pesquisas, eventos e publicações na área;
  • Digitalizar o acervo das publicações e dos Seminários do GEL;
  • Administrar as publicações mantidas pela Associação (Revista Estudos Linguísticos e Revista do GEL);
  • Gerenciar a Associação de maneira aberta e democrática, em diálogo com os Associados, em especial, com as Diretorias anteriores.

 

 

MINICURRÍCULOS DOS MEMBROS DA DIRETORIA DO GEL 2019-2021

 

Presidente: Luiz André Neves de Brito – UFSCar/CECH/DL  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6863292359239733

Professor na UFSCar (Campus São Carlos) desde 2013, onde ministra disciplinas para graduação (Licenciatura em Letras e Bacharelado em Linguística) e pós-graduação (Programa Pós-Graduação em Linguística). Fez mestrado (2006) e doutorado (2011) em Filologia e Língua Portuguesa na USP, pós-doutorado (2013), tendo feito Estágio Sanduíche na Universidade de Grenoble (França). Na UFSCar, é Chefe do Departamento de Letras desde 2014 e coordenador da Tutoria em Escrita Acadêmica. É colíder do grupo de pesquisa “Escrita e leitura na contemporaneidade” (CNPq/UFSCar) e vinculado às linhas de pesquisa “linguagem e discurso” e “ensino e aprendizagem de línguas” do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSCar). Tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses sobre análise do discurso, estudos do letramento, práticas de escrita e de leitura na contemporaneidade, ensino de português língua materna e estrangeira.

 

Vice-Presidenta: Mariana Luz Pessoa de Barros – UFSCar / CECH / DL

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4830505244404566

Docente do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Semiótica (UFSCar), doutora (2011) e mestre (2006) em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado em Linguística (2016) também pela Universidade de São Paulo. Pesquisa, sobretudo, a respeito da semiótica discursiva, do tempo no discurso, da memória autobiográfica, e das relações entre semiótica e literatura.

 

Secretário: Renato Miguel Basso – UFSCar / CECH / DL

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6984826176670527
 

Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutor e mestre em Linguística pela Unicamp, com pós-doc na Universidade de Utrecht (Holanda) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Suas pesquisas se concentram na descrição de fenômenos linguísticos usando as ferramentas da semântica e pragmática formais. Tem pesquisado, principalmente, sobre a semântica do verbo e dos indexicais, entre outros temas, mas também tem interesse em linguística história e epistemologia da linguística.

 

Tesoureira: Rosa Yokota – UFSCar / CECH / DL

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9230517686993400

Docente da UFSCar desde 2008, onde ministra disciplinas para a graduação (Licenciatura em Letras-Português/Espanhol) e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Linguística). Fez mestrado em Semiótica e Linguística Geral (2001) e Doutorado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (2007) na USP. Participou do Programa Pesquisador Colaborador da FFLCH/USP, junto ao Departamento de Letras Modernas, de 2018 a 2019. Tem pesquisado, publicado e orientado projetos de IC, mestrado e doutorado sobre língua espanhola, descrição da produção em espanhol e português como línguas não maternas e formação de professores. Está vinculada à linha de pesquisa ‘Ensino e Aprendizagem de Línguas’ do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar.