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Obrigada Gleice! No projeto em andamento, Observatório de Neologismo em textos publicitários, na UFMG, do qual faço parte, é comum percebermos a ocorrência de expressões idiomáticas em diferentes anúncios coletados. Esse fato demonstra que a linguagem publicitária precisa utilizar da inovação lexical para criar, seduzir e motivar o público consumidor, por isso é um terreno fértil para as ocorrências de neologismo. Essa inovação, presente no texto publicitário, promove uma renovação lexical na língua, fazendo com que novas palavras e expressões possam ser incorporadas aos discursos cotidianos, orais e escritos. Sendo assim, o texto publicitário é um excelente instrumento didático, não só para estudar as ocorrências atuais de neologismo na língua em uso mas, sobretudo, como um recurso de trabalho para desenvolver a competência lexical na educação básica. Outro aspecto importante a se destacar, é que as expressões idiomáticas neológicas, diferentes das expressões já atestadas, não constam em manuais de português e livros didáticos utilizados dentro da sala de aula. Esse tipo de situação revela a importância de trabalhar com materiais mais atuais, tornando as aulas de português mais interessantes e aproximando a realidade linguística em uso com os debates e necessidades do aluno, a fim de promover o desenvolvimento da competência lexical do estudante.

Parabéns pela pesquisa! Juliana, você coloca no resumo que o seu trabalho tem um duplo propósito: extrair expressões idiomáticas neológicas em textos publicitários é também contribuir para o desenvolvimento da competência lexical dos estudantes da Educação Básica, o que mostra o impacto importante da sua pesquisa. Pode falar um pouco mais sobre esse último movimento de sua pesquisa? Parabéns pela discussão.

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