Comentários

Olá, Alline! Muito obrigada! Sobre sua pergunta: nós já temos, sim, exemplos que comprovam nossas hipóteses. Infelizmente não consegui colocar no painel as imagens, mas, como é dito no vídeo, o Molde de Conteúdo influencia muito na ordenação do objeto porque ele diz respeito à combinação das funções pragmáticas Tópico e Foco com os subatos dos conteúdos comunicados que preenchem os núcleos desses conteúdos. Ou seja, a ordenação não é aleatória mas se dá pela intenção/propósito comunicativo do falante (a depender da função pragmática a posição será alterada). Além disso, outro fator determinante é o tipo de Ilocução. Temos observado que, em ilocuções declarativas, a depender da função pragmática que o objeto carrega sua posição varia entre PM+1 E PF. No entanto, em ilocuções interrogativas o objeto tende a aparecer na posição inicial, pois se trata de algo novo introduzido no discurso. Espero ter respondido sua pergunta!

Olá Laura, parabéns para você e sua orientadora Prof.ª Dr.ª Talita Storti Garcia pelo trabalho desenvolvido. Muito interessante o tema da ordenação do objeto lexical. Gostaria de saber se, mesmo com os resultados parciais, você já tem exemplos para expressar e comprovar a sua hipótese?

Muito interessante sua pesquisa, parabéns!

Muito rica sua pesquisa Laura. Parabéns!!

Parabéns, Laura e Profa. Talita! A pesquisa está muito bem fundamentada e os resultados já são bem representativos. Parabéns!

Parabéns pela pesquisa, Laura! Muito interessante poder conhecer um pouco sobre os estudos da GDF voltada para a Língua Espanhola.

Olá, Laura Viana! Gostei bastante do seu trabalho. É muito interessante observar como as distinções do Nível Interpessoal da GDF têm bastante impacto na codificação morfossintática. Trouxe, para este seminário, dois painéis, ambos na área temática de Gramática Funcional: "estudo da expressão (ser) capaz: uma análise discursivo-funcional e "exame de expressões modais com o verbo ter". Se puder passar lá, ficarei bastante agradecido. Parabéns pelo trabalho.

Enviar comentário

Orientações

• Todos os campos são obrigatórios.
• Se seu texto for uma resposta ou um comentário a uma mensagem anterior, indique isso.
• Se fizer uma pergunta, acesse a página novamente depois de algumas horas para verificar se houve resposta.

Quer falar com o GEL? Entre em contato!