Conferência
Anamaria Kurtz de Souza Welp (UFRGS)

O bilinguismo como norma: o papel da translinguagem no desenvolvimento e na valorização de identidades bilíngues

 

Mediadora: Claudia Hilsdorf Rocha (UNICAMP)

 

A translinguagem desafia a visão monoglóssica da linguagem, que tem historicamente orientado a educação linguística, e apresenta uma perspectiva outra sobre a língua. Essa abordagem se distingue pelo uso dinâmico de recursos linguísticos, semióticos, sensoriais e corporais na construção de significados (Lau, Tian, Lin, 2021) e pelo reconhecimento e valorização da fluidez multilíngue dos sujeitos. García, Johnson e Seltzer (2017) recorrem à metáfora da correnteza de um rio para ilustrar a translinguagem. A corriente translíngue representa uma força constante na sala de aula, que dá contornos ao ambiente e impulsiona mudanças. Ela se manifesta em três dimensões: stance, design e shift. Nesta apresentação, examinaremos a aplicação prática desses conceitos na (trans)formação de professores em contextos educacionais que abrangem comunidades linguisticamente diversas.